sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Mario Quintana (1906-1994)


"Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas. Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha, nem desconfia que se acha conosco desde o início das eras. Pensa que está somente afogando os problemas dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar inquietação do mundo!"
*
*
*
Revelação

Eu me esqueci no armário.
Pensei estar vivendo,
estudando, trabalhando, sendo!
Pensei ter amado e odiado,
aprendido e ensinado,
fugido e lutado,
confundido e explicado.
Mas hoje, surpreso,
me vi no armário embutido
calado, sozinho, perdido, parado.
*
*
*
Mario Quintana não se casou e nem teve filhos, “Talvez porque não tenha tido tempo”, declarou numa entrevista. Por três vezes se candidatou, sem sucesso, à Academia Brasileira de Letras. Sobre as derrotas, versejou:
"Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!"
(Segundo Millôr Fernandes a ABL compõe-se 39 membros e um morto rotativo)

Nenhum comentário: