quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Estante Virtual - Sebo Virtual!


Sempre gostei de procurar livros nos sebos do centro da cidade.

Mas aí, um dia o livro era difícil demais e eu parti para a internet. Eu nunca tinha procurado um livro na net. Isso foi em 2003. Achei num sebo de Salvador chamado "Graúna Bons Livros Usados". Nossos contatos foram através de email tipo "você tem o livro tal? Quanto custa?"
até a chegada do tijolão em minha casa através do correio. Adorei.
Tempos depois descobri a Estante Virtual.

Uma idéia super-desenvolvida desse sistema que acabo de descrever.

"reune virtualmente os acervos de 734 sebos e livreiros, de 150 cidades, a Estante Virtual é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura. E por um preço que você pode pagar! Chega de bater pernas atrás de livros que você nunca acha, chega de levar para casa um livro que não era exatamente aquele que você queria. E não é só! Todos os leitores cadastrados têm à disposição sua própria estante virtual, para vender livros do seu acervo pessoal para uma comunidade com milhares de leitores de todo o Brasil e de diversos outros países."

Sou cadastrada, recebo por email news letter com novidades e já comprei vários e vários livros, e sempre por mais da metade do preço das livrarias. Os livreiros nos atendem com a maior atenção informando se o livro encontra-se em bom estadoetc. Experimente! faça uma visita, pesquise livros! Não custa nadinha:


Tem também o blog da Estante Virtual, de onde eu tirei esses 10 mandamentos a seguir. Que na verdade são 30 mandamentos (se você quiser conhecer os 30 mandamentos na íntegra, vale a pena, clique em http://www2.uol.com.br/entrelivros/reportagens/decalogo_do_leitor.html

O escritor Alberto Mussa elaborou os trinta mandamentos para ser leitor, escritor e crítico, que foram publicados na revista Entre Livros. Leia abaixo a versão resumida de dez deles. Para ler a íntegra (vale a pena!), link acima.
I - Nunca leia por hábito: um livro não é uma escova de dentes. Leia por vício, leia por dependência química.
II - Comece a ler desde cedo, se puder. E pelos clássicos, pelos consensuais.
III - Nunca leia sem dicionário.
IV - Perca menos tempo diante do computador, da televisão, dos jornais e crie um sistema de leitura, estabeleça metas. Se puder ler um livro por mês, dos 16 aos 75 anos, terá lido 720 livros.
( o quinto mandamento é o meu preferido. Vou expô-lo na íntegra:)
V - Faça do livro um objeto pessoal, um objeto íntimo. Escreva nele; assinale as frases marcantes, as passagens que o emocionam. Também é importante criticar o autor, apontar falhas e inverossimilhanças. Anote telefones e endereços de pessoas proibidas, faça cálculos nas inúteis páginas finais. O livro é o mais interativo dos objetos. Você pode avançar e recuar, folheando, com mais comodidade e rapidez que mexendo em teclados ou cursores de tela. O livro vai com você ao banheiro e à cama. Vai com você de metrô, de ônibus, e de táxi. Vai com você para outros países. Há apenas duas regras básicas: use lápis; e não empreste.
V - Faça do livro um objeto pessoal, um objeto íntimo.
VI - Não se deixe dominar pelo complexo de vira-lata. Leia muito, leia sempre a literatura brasileira.
VII - Prefira a literatura brasileira, mas faça viagens regulares. Das letras européias e da América do Norte vem a maioria dos nossos grandes mestres. A literatura hispano-americana é simplesmente indispensável.
VIII - Tente evitar a repetição dos mesmos gêneros, dos mesmos temas, dos mesmos estilos, dos mesmos autores.
IX - A vida tem outras coisas muito boas. Por isso, não tenha pena de abandonar pelo meio os livros desinteressantes.
X - Forme seu próprio cânone. Se não gostar de um clássico, não se sinta menos inteligente.
*
*
Se você é leitor compulsivo como eu, não pode viver sem livros, livros são seu maior prazer:
Não deixe de visitar o site da Estante Virtual, você vai amar, você vai se deliciar!

Nenhum comentário: