quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Deus existe?

Quando eu tinha 28 anos, li Toten e Tabu de Freud, onde ele comprova a inexistência de Deus. Eu que era devota de São Judas Tadeu, tornei-me atéia por uns tempos. Depois voltei a procurar a minha "igreja" sem, no entanto, nunca encontrá-la. Todas me pareciam um comércio como outro qualquer.

Hoje venho me identificando com o agnosticismo, que me parece uma doutrina filosófica mais razoável. Exatamente ela se torna plausível, na medida em que afirma a impossibilidade, veja bem, ela percebe como impossível a compreensão de questões como Deus, a origem e destino dos seres, a origem e destino do universo, porque essas questões, elas não têm a possibilidade de comprovação científica.

Eis o motivo pelo qual Albert Einstein foi sempre tão questionado sobre ciência e Religião. Há frases falsamente atríbuídas à ele como uma espécie de prova, tipo "se Albert Einstein diz que Deus existe então"....e assim o pobre gênio era admoestado exatamente com esse tipo de questão. Qualquer entrevista boba e lá estava a pergunta "Você acredita em Deus?".

Pois não é que Einstein, pelo menos neste quesito, (já que sempre fui péssima em física) teve uma trajetória mística igual à minha! Por vezes tinha certeza e afirmava a inexistência de Deus, para mais adiante, em outra fase ou em outra entrevista (ou para uma outra platéia, quem sabe) afirmar que sem deus nada aconteceria!

Ora, se até Santo Agostinho e Madre Tereza de Calcutá tinham dúvidas sobre a existência de Deus, porque não eu e meu amigo Einstein?

Dizia o gênio:

"O comportamento ético do homem deve ser baseado na simpatia, educação, laços sociais e necessidades; nenhuma base religiosa se faz necessária. O homem estaria com efeito, a viver uma existência desgraçada se estivesse sendo restringido, por medo de punição e ou esperança de recompensa depois da morte." [Albert Einstein, "Religion and Science", New York Times Magazine, 9 November 1930]
"A ciência só pode verdadeiramente ser criada por aqueles que estão imbuídos da aspiração direcionada para a verdade e entendimento. A fonte desse sentimento, no entanto, surge da esfera da religião... A situação pode ser expressa por uma imagem: Ciencia sem religião é patético, religião sem ciência é cegueira." [Science, Philosophy and Religion: a Symposium, 1941.]

"Não posso imaginar um Deus que recompensa e pune os objetos de sua criação, cujos intuitos são modelados para nosso próprio benefício....Um Deus, em suma, que nada mais é do que o reflexo da fragilidade humana. Também não posso acreditar que um individuo possa sobreviver à morte de seu corpo, embora almas tolas aportem tais pensamento por conta do medo ou egoísmo ridículo. [Albert Einstein, obituary in New York Times, 19 April 1955]
"Estou satisfeito com os mistérios da eternidade da vida e com a consciência da brevidade da maravilhosa estrutura do mundo existencial, juntamente com o devotado esforço para compreender um pouco dele, seja ela tão pequena, a razão que a manifeste na natureza."

Para Sigmund Freud deus era uma criação da humanidade. Desde as mais primitivas tribos, o homem inventa seus totens com medo do desconhecido: chuva, trovão e morte. Com a evolução, o ser humano foi apefeiçoando seus deuses, (antes zoomórficos, depois antropomórficos) sem os quais não conseguiria explicar nada, além de precisar de mais proteção, boas colheitas e por aí vai. É meio chocante pra você que, como eu, foi educado em colégio de padre ou freira, mas faz muito sentido. E ainda tem essa culpa judaico-cristã pesando em nossos ombros, já que tudo é pecado e Jesus morreu na cruz para nos salvar desses nossos pecados... Difícil ser feliz quando alegria é pecado, amor é pecado, sexo é pecado, dormir até meio dia é pecado.... Separar do marido é pecado. Frei Damião diria que eu vou pro inferno de cabeça pra baixo!

fonte para as frases de Einstein: http://www.if.ufrgs.br/einstein/frases.html


Quem assistiu Stigmata? (Rupert Wainwright). Muito legal esse filme e dele guardei pra sempre uma frase. A história é a de uns manuscritos que colocavam em risco a existência da Igreja. Eram ensinamentos de Jesus onde dizia: que o verdadeiro templo de Deus não é feito de pedras e nem madeira...o verdadeiro templo de Deus está dentro de cada pessoa. Com essa afirmação, Jesus queria dizer que não há necessidade da existência de um templo ou Igreja (que no caso da católica construiu mundo afora verdadeiros castelos de luxo e riqueza)....se quiser procurar Deus, basta que você olhe para dentro de si. Estas palavras são perigosas, tanto para a Igreja Católica como para a igreja Evangélica.

Bem, quem sabe qualquer dia desses "eu seja tocada", encontre a minha igreja, o meu Deus com D maiúsculo, chego aqui contando pra vocês? O homem é dono do sim e do não. Eu posso dizer sim hoje àquilo que eu disse não ontem e vice-versa. Beijos em todos os meus 4 leitores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse artigo!!!

Sou bem á favor do que você diz..

Anônimo disse...

Oiii
achei muito bom o post sobre o ateísmo de Einstein.
Eh profundamente lamentável como os teístas procuram distorcer as frases de importantes nomes da ciência, para tentar ter um subterfúgio de persuasão para os ignorantes.