sábado, 1 de setembro de 2007

A filosofia existe para que sejamos mais felizes.

Surgida na Grécia por volta de 600 a.c., a filosofia sempre se preocupou em responder questões que interessam à todas as culturas, tais como "qual a coisa mais importante da vida?" ou "como o mundo foi criado", "há vida depois da morte?", "como devemos viver?".
Friedrich Nietzsche pensou até sobre casamento. Disse que casamento é conversação. Quando você aprende a ouvir é muito difícil que haja briga. Ouvir significa deixar-se envolver pela perspectiva do outro, entender por qual caminho ele está indo e abandonar o que você acha que sabe. Tentar ver a novidade daquilo que o outro está te trazendo. O exercício a fazer é se aconchegar no corpo e no pensamento do outro. Não de um jeito acomodado, mas como se fosse uma dança que traz harmonia à relação.
Kant em "Crítica da Razão Prática" fala de ética no relacionamento amoroso. Como devo agir? a resposta é: com respeito, pensando como se estivesse no lugar do outro.
O infiel rompe com a ética, não podemos ser infiéis. Infidelidade é não expor todas as regras do jogo para que o outro possa aderir ou não. Para que o outro possa se posicionar.

Nenhum comentário: