sábado, 15 de setembro de 2007

Kiss the Rain - Billie Myers

Posts atrás - eu falava do meu amor por Raul - mencionei a chuva. A minha euforia quando chove.
Uma das características mais intrigantes da minha personalidade é essa minha estranha relação com a chuva. Conheço pessoas que gostam de chuva, mas ninguém que se transforme tanto quando chove.
Queria falar mais sobre isso: o significado da chuva para mim. E exaurindo-me tentar compreender. Tentar explicar - para mim mesma - como o fato de estar chovendo pode modificar dramaticamente o meu estado de humor e o próprio sentido da vida pra mim.
Quando está chovendo fico otimista. A vida é linda e tudo vai dar certo. Me sinto tomada de uma alegria eufórica, um tipo de felicidade sem explicação, sem que nada de novo esteja acontecendo a não ser a chuva. E quanto maior a tempestade, maior a minha alegria. Algo parecido com o que "toma" Gene Kelly naquela cena memorável de Singin' in the Rain, Cantando na Chuva.
Como nessa música que dá nome ao post. Há uma tempestade onde ela está, diz a letra. Mas acho que a tempestade está mesmo é na alma do compositor. Como na minha, minha alma é uma tempestade.
Kiss the rain whenever you miss me. Beije a chuva quando sentir minha falta. Beije a chuva. Meu pai gostava de chuva. Como todo sertanejo. Lembro bem. Ele beijava a chuva.
Acontece de formas variadas, uma delas é assim: trata-se de um dia totalmente sem graça, estou achando minha vida maçante, uma droga. Aquele tipo de dia que não vai dar em nada. Possivelmente um péssimo humor.
De repente, olho pela janela e vejo o céu se transformando, nuvens pesadas e negras se avolumando, cheiro de chuva no ar, as folhas das árvores como loucas. Pessoas correndo. A precipitação é iminente. Concomitante à tudo isso, dentro de mim outra transformação se opera. Começo a rir. A vida vai ficando cor de rosa e, quando finalmente a chuva cai com seus pingos grossos, uma felicidade eterna me invade, eu grito UHUHUHUHU, falo QUE LINDO!!! VEM VER!! TÁ CHOVENDO!! chamo todas as pessoas para ver essa manifestação da natureza que eu tanto amo: a chuva.
Ou então: o despertador toca às 6 da manhã. É hora de acordar meu filho para o colégio. Olho lá fora. Chove torrencialmente. Parece que o mundo vai se acabar debaixo d'água. Entro em seu quarto e digo: -filho, tá na hora. Levanta que lá fora está um lindo dia de chuva! E saio cantarolando para colocar o café da manhã. Se fosse um dia de sol muito provavelmente eu sairia com a cara desse tamanho praguejando "odeio acordar cedo".
Muitas vezes digo assim: - ai que dia sacal, chato. (e, ao invés de frases como "se pelo menos eu ganhasse na loteria" ou "se pelo menos eu emagrecesse 5 kg dormindo" digo:) Se pelo menos o céu ficasse preto e caísse uma tempestade daquelas agora!
Além de Myers, muitos foram os compositores que dedicaram músicas à chuva.
Lobão, Chove lá fora e aqui faz tanto frio...me dá vontade de saber...aonde está vocêê me telefona...me chama me chamaá
Jorge Ben, Lá fora está chovendo, mas assim mesmo eu vou correndo só pra ver o meu amor. Ela vem toda de branco, toda molhada linda e despenteada que maravilha que coisa linda que é o meu amor.
Gonzagão e Gonzaguinha, A Festa, talvez uma das mais lindas:

Sol vermelho é bonito de se ver
Lua nova no alto que beleza
Céu de azul bem limpinho é natureza
Em visão que tem muito de prazer
Mas o lindo pra mim é céu cinzento
Com clarão entoando seu refrão
Prenuncio que vem trazendo alento
Das chegadas das chuvas no sertão
Ver a terra rachada amolecendo
A terra antes pobre enriquecendo
O milho pro céu apontando
O feijão pelo chão enramando
E depois pela safra de alegria
Ver o povo subindo num vulcão
A negrada caindo na folia
Esquecendo das magoas sem rancor
Belo é o Recife pegando fogo
Na pisada do maracatu

Pois o lindo pra mim é céu cinzento. E quanto mais raios, clarões e trovões mais meu peito se enche de uma alegria infantil e por isso legítima.
Mas se não há sinal de chuva... em algum lugar chove. Dentro de mim há uma chuva eterna, que me inunda sem me afogar. Beijo essa chuva, e é isso apenas que me importa.

clipe de Kiss the Rain
http://www.youtube.com/watch?v=1MibKBAnjhU

Nenhum comentário: