segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Sobre ter um Blog
Inaugurei esse blog com a intenção de exercitar a escrita pessoal. Mas não é tão fácil.
Pouco a pouco vi meu espaço se transformando em um armário ou uma gaveta onde passei a guardar tudo de legal que eu via por aí. Poucos eram os posts onde exercitava a minha escrita propriamente dita, quer seja através de opiniões pessoais ou crônicas de casos passados.
Essa é a razão pela qual ando repensando o objetivo do Blog. Reflexões. Onde estão meus exercícios de escrita? Por que acontece diferente do que imaginei?
Ler pra mim é mais fácil não importa o tamanho do livro, mais que um hobby, é uma necessidade, praticamente um vício.
Meu dia começa com uma xícara gigante de café e o jornal, que leio na íntegra.
Mês passado li três livros de Saramago: A Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo (este reli) e O Homem Duplicado.
Após a biografia de Nara Leão e A Era das Revoluções de Eric Hobsbawn, estou relendo - 20 anos depois - Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Tanta leitura enriqueceu meu vocabulário tornando-me fluente oralmente onde me expresso com a maior facilidade em qualquer ambiente e sobre variados assuntos. Os amigos adoram me ouvir contando casos e histórias que logo se tornam engraçadas devido ao meu bom humor e aos enfeites de um certo exagero que eu chamo de floreado para tornar os casos mais interessantes ao ouvinte. Como passar para o papel? preciso praticar, me expor, ou talvez até fazer um curso.
Um curso para escrever igual ao que faz a Emma Thompson no filme "Tinha Que ser Você" (Last chance Harvey). E igual ao que faz meu amigo Benjamim na cidade do Porto. Tem até um livro que ele me indicou de um professor dele chamado "Usar em caso de Escrita" mas não acho por aqui nem na livraria cultura. O fato é que se eu não conseguir efetivamente transformar meu Blog em exercício de minha escrita ....não sei. Tou pensando.
A vida secreta das abelhas - eu gostei.
Interessante a evolução do personagem Rosaleen no decorrer do filme.
E a casa alegre das irmãs com nome de meses do ano, may, june e august.
E aquela cena da cozinha, cantando e cozinhando. Muito legal.
Resolvi até ver Dakota Fenning menorzinha no Soñador.
Depois teve :
Maria Antonieta (2006) Muito bom. Uma livre biografia da rainha com rock pauleira de fundo musical, perfeito já que a rainha era mesmo pouco convencional.
O problema desse roteiro de Sofia Coppola é que a vida de Maria Antonieta simplesmente não cabe em 120 minutos e são tantos detalhes entrelaçados que fica difícil resumir com maestria.
Do meio pro fim o filme perde o fio da meada. Mas Sofia não perde o crédito, ótima diretora desde as Virgens Suicidas.
Mandela - A Luta pela liberdade. (2007) Excelente.
O filme é baseado no livro do ex-carcereiro de Nelson Mandela que conviveu 20 anos com ele na prisão. No início do filme, Joseph Fiennes que faz o papel do carcereiro é como todo branco da África do Sul: considera normal o regime de separação racista. Mas aos poucos com a convivência com Mandela ele vai aprendendo a respeitar o advogado que luta pela liberdade racial.
Meu Tio Matou um Cara - 2005 e o diretor é Jorge Furtado.
Lázaro Ramos como sempre impagável e o elenco está perfeito. Destaque para Darlan Cunha, o Duca, que é o garoto que narra o filme com uma cabeça perfeita de adolescente inteligente da era de aquárius. Ainda tem Déborah Secco, Dira Paes e Aílton Graça. Muito Bom. Me diverti.
Casa de Areia - 2005 - Andrucha Waddington
Interessantíssimo roteiro com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro se revezando nos papéis de mãe e filha num drama através dos tempos desde 1910 aos dias de hoje. Ainda tem Jorge Mautner como um cientista e Seu Jorge e Luis Melodia vivendo o mesmo papel em épocas diferentes. E mais Ruy Guerra e Stênio Garcia. O making off do filme é um capítulo super à parte. Adorei.
`A Deriva 2009 - de Heitor Dhália (O Cheiro do Ralo) - Bonzinho, dá pra se distrair num dia de chuva.....Férias em Búzios no início dos anos 80. Uma adolescente descobre que seu pai está traindo sua mãe (Débora Bloch) com uma americana linda e misteriosa que mora na praia, e que o casamento vai mal. O pai é escritor e a mãe está sempre bêbada. O final é uma surpresa.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Tou ficando psíquica! Ontem assisti à 3 filmes. Sim, no mesmo dia.

E, para não perder a prática acabo de ler 3 Saramagos em um mês: A Jangada de Pedra - onde a Península Ibérica se desprende do continente europeu e fica vagando pelos mares - O Evangelho segundo Jesus Cristo - onde Jesus aparece normal com defeitos e paixões - e O Homem Duplicado(esse além de ficção é suspense do bom) - onde o protagonista fica estarrecido ao assistir à um filme e constatar que um dos figurantes é idêntico à ele. Não gêmeo, mas a mesma pessoa - todos resultantes de meu apurado na "Bienal do Livro". Todos da Cia das Letras. Eu sou suspeita para falar de Saramago, é um dos meus ficcionistas preferidos, gosto imenso de lê-lo. Detalhe: os livros são em português de Portugal. O Nobel não permite tradução.
Diretamente da Fliporto li de Cássio Cavalcante a biografia Nara Leão - A Musa dos Trópicos (Companhia Editora de Pernambuco, 688 págs., R$ 50). Lançada por ocasião do aniversário de 20 anos da morte da cantora. Você devora o livro que nem sente o tempo passar. E quando acaba dá uma saudade........Rio de Janeiro nos anos 60 e toda aquela turma no apartamento de Nara ainda adolescente....pra quem gosta de Bossa Nova é leitura obrigatória.
sábado, 24 de outubro de 2009
Dustin Hoffman e Anthony Hopkins no mesmo dia é demais!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009
MAIS FILMES
Japonês. Mereceu a estatueta. A morte. Lidar com a morte todos os dias. Trabalhar com a morte transformando-a em poesia, Para mim que tenho dificuldades com o tema o filme foi meio que didático. Me ensinando a encará-la, a morte, como "coisa" natural.... Belíssimo o filme. Delicado. Sensível. Amei.
VOLVER - 2007 - Almodóvar, Penélope Cruz e Carmem Maura. Só podia resultar em um filme do tipo a vida como ela é. Lembra muito as histórias trágicas de Nelson Rodrigues. Se existe uma mulher mais bonita do que Penélope Cruz eu não conheço. Esse filme é assim, Coisas que podem acontecer comigo e com você. Sendo que com as tintas de Almodóvar. E as tintas dele são todas vermelhas. O pai tenta violentar a filha adolescente dizendo "eu não sou o seu pai" Ela o mata. A mãe (Penélope Cruz) proteje a filha e esconde o corpo. Ela mesma também sofreu abusos do próprio pai. ..... muita história. Excelente. Adorei.
SIN CITY - 2005 - Extremamente interessante essa experiência de assistir a esse filme. Não é absolutamente meu estilo mas eu gostei porque parece uma história em quadrinhos. Parece não. É uma história em quadrinhos de Frank Miller no formato de filme noir. Neo Noir pra ficar mais chique e antenado. Cenas em preto e branco onde só aparecem os lábios vermelhos da prostituta extremamente bela e exuberante. Frank, o criador da série dirige o filme. Quentin Tarantino dirige apenas uma cena, imagina que incrível que ficou! Bom, muito bom.
UM DIA DE FÚRIA - 1993 - Michael Douglas está simplesmente impagável neste papel.
Preso num engarrafamento em um dia de calor infernal de Los Angeles, ele se enfurece, quem um dia já não teve vontade de fazer a mesma coisa? perde completamente "a estribeira" simplesmente abandona o carro e sai fazendo justiça com as próprias mãos. Pense num cara irado! Gostei que só desse filme. Ótimo.
AS INVASÕES BÁRBARAS - 2003 - O diretor Denys Arcand faz neste filme a continuação de O Declínio do Império Americano. O mesmo grupo de casais do filme de 1986 se reencontra após 18 anos para se despedir do amigo com uma doença terminal. Aqui o filme questiona o mundo pós queda das Torres Gêmeas, mas toca em questões como holocausto indígena, discriminação das drogas, eutanásia e globalização. O choque entre o pai historiador que acreditou e desacreditou em todos os ismos de sua época e nunca pensou que fosse ter um filho yuppie operador da bolsa de Londres. Mas é justamente o dinheiro desse filho que proporciona a ele uma morte digna dentro dos hospitais caóticos e sindicatos corruptos de uma Quebec muito parecida com a América Católica.
ADEUS LENIN - 2003 - Fantástico filme alemão de Wolfgang Becker . Conta uma história incrível de uma mulher moradora orgulhosa de sua Alemanha Oriental. Pouco antes da queda do muro de Berlim entra em coma. Ela era ativista política e quando retorna do coma o médico recomenda ao seu filho que ela nao pode ter grandes emoções. O filho passa a fingir que nada aconteceu, e depois, que o Muro caiu porque o comunismo venceu e que o povo do lado ocidental está vindo em massa morar no lado oriental porque é muito melhor. A partir daí a vida desse filho vira uma loucura, ele tem que procurar nas latas de lixo as únicas marcas de salsichas e picles que existiam na alemanha oriental para que ela não perceba a invasão de novas marcas nos supermercados. E quando ela vê uma placa de Coca-Cola então......não vou contar!!! ASSISTA É MUITO BOM!
CHE - 2008 - Steven Soderbergh - primeira parte - Benício del Toro está perfeito como Che e Rodrigo Santoro é Raul Castro, irmão de Fidel nos dois filmes. Ambos estão muito bem. O diretor mostra com competência os planos de derrubada do governo corrupto de Fulgêncio Batista. Filme histórico da melhor qualidade. Recomendo.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Minha vida por inteiro eu lhe dou

Meu ar de dominador
Se eu não te amasse tanto assim
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
CINEMA EM CASA MESMO
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Aponte pra onde quiser
Quando eu era pequena o povo dizia que o "governo" (uma entidade folclórica mais ou menos como saci-pererê ou cumadre florzinha) iria construir uma ponte de Barra de Jangada até a Ilha do Amor (Praia do Paiva) e assim acabariam-se os quilométricos engarrafamentos que transformavam num inferno a volta das praias nos feriadões. Eu acreditei e fiquei esperando, isso ia ser demais. Afinal o governo também tinha dito, depois da grande catástrofe que foi a cheia de 75, que não haveria mais um episódio como aquele, porque Ele iria retificar o rio Capibaribe, construir a Barragem de Tapacurá entre outras etc etc. Acho que ninguém acreditou no Governo, porque o mundo inteiro que morava na cidade vendeu tudo, mansões a preço de banana e mudou-se para Boa Viagem. Mas o fato é que, de lá pra cá, cheias no more.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Pausa para um relax....
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Comentários dos últimos filmes

Inimigos Públicos - Filme de gângster não é lá muito o meu forte mas Afe Johnny Depp é lindoo! Esse tem tiroteio a vontade e no Box do Guararapes o som não deixa por menos. Ah! foi na promoção Box Party, 5 reais preço único sábado à noite não é uma beleza? o filme conta uma história verídica de um fora da lei nos anos 30 John Dillinger que desafia toda a inteligência dos policiais dos EUA e Depp era fã dele desde criancinha por isso aceitou viver o seu papel no cinema. Muito Bom
Os Desafinados - 2008 - Rio de Janeiro nos anos 60. Efervescência política e cultural. Nasce a Bossa Nova. Matéria prima e elenco para um grande filme. Mas não acontece. Não empolga. O elenco é de primeira com Selton Melo, Rodrigo Santoro, Claudia Abreu, Jairzinho etc e todos estão muito bem em seus papéis. Está tudo ali mas achei o filme xôxo, falta uma amarração no roteiro, fica algo vago...Achei o filme longo demais. Frederico adorou. Mas como o blog é meu: Bom.
Presságio - 2009 - Decididamente não é o meu tipo de filme, mas é o de Frederico e como era com meu queridinho Nicolas Cage resolvi pagar pra ver. Filme tipo catástrofe, vulcão, furacão. Do tipo que o povo sai correndo e fica preso no engarrafamento porque todo o mundo teve a mesma idéia. Entretenimento. Não passa disso. Mas cinema é isso mesmo. Não tem que sempre suscitar profundas reflexões. Pode simplesmente entreter, divertir. Bom.
Contador de Homicídios - POST II
POIS É, EU JÁ HAVIA FALADO SOBRE ELE AQUI NO BLOG EM ABRIL DO ANO PASSADO. TÁ NA SEÇÃO ÉTICA E CIDADANIA.
TRATA-SE DE UMA INICIATIVA DE QUATRO JOVENS JORNALISTAS PERNAMBUCANOS PREMIADÍSSIMOS.
"O objetivo do contador de mortos é o de mexer com a população, fazer com que as pessoas tomem conhecimento - nem todos têm acesso à Internet - da calamidade pública que é o fato de 1.511 pernambucanos terem perdido a vida de forma violenta somente em quatro meses", afirma o jornalista Eduardo Machado, um dos criadores do blog. Para o grupo do PEbodycount, o medidor tem a função de controle social. "Não nos acostumamos com a apatia que caracteriza o Estado em relação ao assunto." Eles querem estimular o debate sobre o que cada um pode fazer a respeito da falta de segurança e também cobrar ações das autoridades.
A PROPÓSITO: O CONTADOR HOJE ESTAVA:
HOMICÍDIOS NO DIA DE HOJE: 10
HOMICÍDIOS NO MÊS: 310
ATUALIZADO DIARIAMENTE. PARA INCOMODAR OS POLÍTICOS E A SOCIEDADE EM GERAL.
E AINDA TEM AS ÚLTIMAS PESQUISAS DA UNICEF E DEMAIS RANKINGS.
http://www.pebodycount.com.br/quem-somos/quemsomos.php
terça-feira, 28 de julho de 2009
CRISTOVAM BUARQUE E UM PROJETO DE EDUCAÇÃO
Recebi por email e sou plenamente a favor.
Seria uma forma extraordinariamente simples de fazer os políticos olharem para o que interessa ao povo. E pode evoluir para outros projetos igualmente civilizadores, por exemplo na área da saúde.
PROJETO DE LEI DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE OBRIGA POLÍTICOS A MATRICULAREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS !
O Senador Cristovam Buarque apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.
Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
O PROJETO PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº480 DE 2007
segunda-feira, 20 de julho de 2009
CINEMA - os filmes que rolaram

quinta-feira, 16 de julho de 2009
Filosofia Yogue

Lao - Tzu
"O Grande Caminho não é difícil para aquele que não tem preferências." Sosan - um dos patriarcas do Zen - mestre andarilho do qual se sabe muito pouco -
terça-feira, 7 de julho de 2009
Agricultura familiar orgânica


Maria, esposa de Caetano, proprietários do sítio - só se alimentam de orgânicos, que delícia!


Chã Grande, localizado a 85 km do Recife, concentra a maior parte dos produtores de orgânicos do Estado de Pernambuco. Reunidos em cooperativas de agricultura familiar eles vendem seus produtos em feiras diversas espalhadas pelo Recife cujas mais famosas são as que acontecem sábado de madrugada (6 hs da manhã ....) naquela pracinha ao lado do Colégio São Luiz e no segundo jardim em Boa Viagem (pracinha do Parraxaxá) . Mas se para você é humanamente impossível acordar aos sábados nesse horário (pra mim também) você pode solicitar para
Cachaça orgânica Sanhaçu




São João na Roça



domingo, 31 de maio de 2009
A BODEGA em Candeias! Que delícia de lugar
Após a lei seca no trânsito, passamos a procurar opções etílico-gastronômicas aqui perto. Complicado porque Jaboatão é desprovido de lazer, vida noturna e gastronômica (pra não dizer de padaria, verdureiro, hospital, médicos, tudo enfim).
sábado, 30 de maio de 2009
Uma noite dedicada à Educação - Orquestra Criança Cidadã

Na ocasião foi também a entrega do prêmio Odebrecht de engenharia e um dos homenageados foi o engenheiro Marcos Magalhães, 38 anos de Philips, hoje presidente do Conselho Consultivo para América Latina, pernambucano de Sertânia. Seu discurso foi um capítulo à parte no show da noite. Idealizador do projeto educacional do Ginásio Pernambucano, cujo governo de Eduardo Campos transformou em política para a rede pública de ensino, Marcos demonstrou na prática que é possível realizar educação pública de qualidade. Ex-aluno do Ginásio Pernambucano, seu projeto de transformação da escola virou um livro e está sendo implementado por vários estados do país.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
A SAÚDE É SUBVERSIVA
"Exatamente. Porque ela não dá lucro a ninguém. Promover a saúde é muito simples mas ao mesmo tempo dá muito pouco ibope porque você tem que ficar falando das mesmas coisas sempre: comer bem, dormir bem, respirar bem, se movimentar, ter uma boa relação afetiva... Nada disso é pirotécnico, nada disso provoca escândalo. O que faz escândalo é um vírus novo que está matando não sei quantas pessoas desnutridas num país paupérrimo, onde qualquer coisa mata, e uma vacina americana que vai salvar todos nós de futuras doenças misteriosas. Você ter saúde é a melhor forma de contrariar esse capitalismo desumano que está aí."
www.correcotia.com
domingo, 17 de maio de 2009
CONDIÇÃO - A PROPAGANDA A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL

domingo, 3 de maio de 2009
A FESTA DE BABETTE - Dinamarquês

Djavan com Chico Buarque - delícia.....

terça-feira, 21 de abril de 2009
Chã Grande é:
sexta-feira, 17 de abril de 2009
ROUBAVA LIVROS
TOU NO INÍCIO
MAS ACHO QUE VOU GOSTAR.
A PRINCÍPIO TOMEI UM SUSTO
PORQUE A NARRADORA É A MORTE.
LIDO PESSIMAMENTE COM ISSO.
QUASE DESISTO DE LER.
FOI UM CHOQUE.
DEPOIS PENSEI MELHOR
SERIA UMA OPORTUNIDADE
DE ME APROXIMAR DA MORTE
E ASSIM, QUEM SABE
FICANDO MAIS ÍNTIMA
PASSE A COMPREENDÊ-LA MELHOR
E ATÉ QUEM SABE GOSTAR DELA!
DEPOIS EU CONTO COMO FOI
NADA É POR ACASO.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Acolhimento em Maracaípe - minha Pasárgada
"E quando eu estiver mais triste
quarta-feira, 8 de abril de 2009
MILK AND THE READER - O OSCAR AQUI EM CASA
sexta-feira, 27 de março de 2009
Manoel de Barros - Auto-retrato
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.
Manoel de Barros (1916) se firma cada vez mais como um de nossos maiores e melhores poetas, uma constante redescoberta das palavras:
Maior que o infinito é o incolor.
Eu sou meu estandarte pessoal.
Preciso do desperdício das palavras para conter-me.
O meu vazio é cheio de inerências.
Sou muito comum com pedras....
Manoel de Barros - Livro Sobre Nada - Reencontro com a POESIA
Mas confessso que tá faltando poesia . Livro Sobre Nada. Arrocha o nó:
*
*
*
Com pedaços de mim eu monto um ser atônito.
Tudo que não invento é falso.
Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas se não desejo contar nada, faço poesia.
Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.
A inércia é o meu ato principal.
Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.
O artista é um erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.
A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.
Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.
Por pudor sou impuro.
Não preciso do fim para chegar.
De tudo haveria de ficar para nós um sentimento longínquo de coisa esquecida na terra — Como um lápis numa península.
Do lugar onde estou já fui embora.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Reformando a casa mil vezes - Ulisses Tavares
É tão certo como campainha tocando na hora do banho.
Bastou eu ter um problema pessoal começo a ter mil idéias para reformar a minha casa.
Levei um pé na bunda, fiquei com dor de cotovelo? Lá vou eu elaborando a planta de uma nova cozinha, chamando os pedreiros e quebrando tudo.
Projeto longamente acalentado não deu certo? Fácil. Só preciso planejar um novo puxadinho, uma nova laje, expandir a sala.
O livro novo que lancei não vendeu nem estourou como imaginava?
Nada que uma mexida cheia de cimento, ferro e tijolos não resolva.
Como tenho uma vida imensa de frustrações e construções, perdi a conta de quantas casas já construí e quantas reformas já fiz em todas.
Cada louco com sua mania. E um louco criativo tem mais manias que a média, claro.
Isso me ocupa, me preenche temporariamente e me nutre da tola certeza de estar resolvendo minha vida de maneira, literalmente, concreta.
Claro que nunca deu certo. Só consegui foi fugir de mim mesmo.
Mas é uma solução existencial tapa-buraco emocional.
Não faz muito gastei dois anos construindo uma casa no meio do mato. A imaginei, no final, cheia de gente, amigos, amor, quentinha. Nada disso. Acabei com um trambolho em que até eu mesmo tinha dificuldade de chegar, por ser tão longe. No começo, olhava a porteira e pensava: que bom estar aqui sem ninguém. No final, a porteira nunca aberta sinalizava que eu me isolara a toa. Justo eu, que gosto tanto, e preciso, estar rodeado de gente.
Demorei para aprender que minha Casa sou eu mesmo, meu corpo, minha alma, meus anseios e desejos. Varanda nova do mundo.
Agora, quero construir e reformar meu Eu.
Mas daí a coisa emperra. São tantas mudanças que nem sei por onde começar a planta básica.
Difícil ser arquiteto e construtor de si mesmo.
Ulisses Tavares é uma casa assombrada por fantasmas, passados e futuros. Para se defender, reforma o que pode, sem alicerce que aguente. Coisas de poeta.
Caros Amigos - janeiro de 2009
www.ulissestavares.com.br
segunda-feira, 16 de março de 2009
O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA - QUE FILME
Gabriel Garcia Marquez pensou durante 3 anos antes de liberar a obra.
MAS A ATUAÇÃO COMO SEMPRE IMPECÁVEL - MESMO EM INGLÊS - DA FERNANDA MONTENEGRO, A TRILHA SONORA CAPRICHADA (SHAKIRA!), A COLÔMBIA NO SÉCULO XIX, FOTOGRAFIA E FIGURINO, ENFIM. E A HISTÓRIA DE AMOR? EU GOSTEI. DEMAIS.
terça-feira, 3 de março de 2009
Travessuras da menina má - é saudade o que sinto
Saudade da menina má. Saudade do coisinha à toa.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Mario Vargas Llosa - Travessuras da menina má

Depois de ler 101 DIAS EM BAGDÁ, e me apaixonar pelo estilo "reportagem" da jornalista-autora, achei que devia ler O LIVREIRO DE CABUL, best seller da mesma. Não deu outra: muito muito bom! Um mergulho profundo na vida, no cotidiano das mulheres do Afeganistão. Tem passagens muito emocionantes para nós mulheres. Em determinados momentos cheguei a sentir um verdadeiro alívio por ter nascido "do lado de cá". Eu não teria suportado uma semana naquele lugar. Mas para quem viveu 101 dias no Iraque deve ter sido moleza.....
"Eu adorei Earl's Court, fiquei apaixonado pela sua fauna. O bairro cheirava a juventude, música, vida sem antolhos nem cálculos, grandes doses de ingenuidade, vontade de aproveitar o dia, rejeição da moral e dos valores convencionais em busca de um prazer que excluía os velhos mitos burgueses da felicidade - o dinheiro, o poder, a família, a posição, o sucesso social - e se encontrava nas formas mais simples e passivas de existência: a música, os paraísos artificiais, a promiscuidade e um desinteresse absoluto por todos os outros problemas que atingiam a sociedade. Com seu hedonismo tranquilo, pacífico, os hippies não faziam mal a ninguém; tampouco se metiam a apóstolos, que não queriam convencer nem recrutar a população com que tinham rompido para levar sua vida alternativa: só queriam que os deixassem em paz, absortos em seu egoísmo frugal e seu sonho psicodélico. Eu sabia que nunca seria um deles [...]. Eles eram extremamente simpáticos com seu pacifismo, seu naturismo, seu vegetariansmo, a esforçada busca de uma vida espiritual que desse transcendência à sua rejeição de um mundo materialista e corroído por preconceitos classistas, sociais e sexuais do qual não queriam nem saber. Mas tudo aquilo era anárquico, espontâneo, sem centro nem direção, sequer idéias [...]"
Tou lendo com pena porque quando acabar sentirei saudades.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Ai QUE DELÍCIAAAAA!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
ESPETACULAR !!!

RODOLFO LUCENA , 51, é editor de Informática da Folha , ultramaratonista e autor de "Maratonando, Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes" (ed. Record)