segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Sobre ter um Blog

Sempre gostei de escrever e considerava uma facilidade me expressar em palavras escritas tão bem ou melhor que oralmente.
Inaugurei esse blog com a intenção de exercitar a escrita pessoal. Mas não é tão fácil.
Pouco a pouco vi meu espaço se transformando em um armário ou uma gaveta onde passei a guardar tudo de legal que eu via por aí. Poucos eram os posts onde exercitava a minha escrita propriamente dita, quer seja através de opiniões pessoais ou crônicas de casos passados.
Essa é a razão pela qual ando repensando o objetivo do Blog. Reflexões. Onde estão meus exercícios de escrita? Por que acontece diferente do que imaginei?

Ler pra mim é mais fácil não importa o tamanho do livro, mais que um hobby, é uma necessidade, praticamente um vício.
Meu dia começa com uma xícara gigante de café e o jornal, que leio na íntegra.
Mês passado li três livros de Saramago: A Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo (este reli) e O Homem Duplicado.
Após a biografia de Nara Leão e A Era das Revoluções de Eric Hobsbawn, estou relendo - 20 anos depois - Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Tanta leitura enriqueceu meu vocabulário tornando-me fluente oralmente onde me expresso com a maior facilidade em qualquer ambiente e sobre variados assuntos. Os amigos adoram me ouvir contando casos e histórias que logo se tornam engraçadas devido ao meu bom humor e aos enfeites de um certo exagero que eu chamo de floreado para tornar os casos mais interessantes ao ouvinte. Como passar para o papel? preciso praticar, me expor, ou talvez até fazer um curso.
Um curso para escrever igual ao que faz a Emma Thompson no filme "Tinha Que ser Você" (Last chance Harvey). E igual ao que faz meu amigo Benjamim na cidade do Porto. Tem até um livro que ele me indicou de um professor dele chamado "Usar em caso de Escrita" mas não acho por aqui nem na livraria cultura. O fato é que se eu não conseguir efetivamente transformar meu Blog em exercício de minha escrita ....não sei. Tou pensando.

Nenhum comentário: