segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A vida secreta das abelhas - eu gostei.

Pense num filme (2008) bom. O ano é 1964 e os negros lutam por direitos civis no sul dos EUA.
Interessante a evolução do personagem Rosaleen no decorrer do filme.
E a casa alegre das irmãs com nome de meses do ano, may, june e august.
E aquela cena da cozinha, cantando e cozinhando. Muito legal.
Resolvi até ver Dakota Fenning menorzinha no Soñador.

Depois teve :

Maria Antonieta (2006) Muito bom. Uma livre biografia da rainha com rock pauleira de fundo musical, perfeito já que a rainha era mesmo pouco convencional.
O problema desse roteiro de Sofia Coppola é que a vida de Maria Antonieta simplesmente não cabe em 120 minutos e são tantos detalhes entrelaçados que fica difícil resumir com maestria.
Do meio pro fim o filme perde o fio da meada. Mas Sofia não perde o crédito, ótima diretora desde as Virgens Suicidas.

Mandela - A Luta pela liberdade. (2007) Excelente.
O filme é baseado no livro do ex-carcereiro de Nelson Mandela que conviveu 20 anos com ele na prisão. No início do filme, Joseph Fiennes que faz o papel do carcereiro é como todo branco da África do Sul: considera normal o regime de separação racista. Mas aos poucos com a convivência com Mandela ele vai aprendendo a respeitar o advogado que luta pela liberdade racial.

Meu Tio Matou um Cara - 2005 e o diretor é Jorge Furtado.
Lázaro Ramos como sempre impagável e o elenco está perfeito. Destaque para Darlan Cunha, o Duca, que é o garoto que narra o filme com uma cabeça perfeita de adolescente inteligente da era de aquárius. Ainda tem Déborah Secco, Dira Paes e Aílton Graça. Muito Bom. Me diverti.

Casa de Areia - 2005 - Andrucha Waddington
Interessantíssimo roteiro com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro se revezando nos papéis de mãe e filha num drama através dos tempos desde 1910 aos dias de hoje. Ainda tem Jorge Mautner como um cientista e Seu Jorge e Luis Melodia vivendo o mesmo papel em épocas diferentes. E mais Ruy Guerra e Stênio Garcia. O making off do filme é um capítulo super à parte. Adorei.

`A Deriva 2009 - de Heitor Dhália (O Cheiro do Ralo) - Bonzinho, dá pra se distrair num dia de chuva.....Férias em Búzios no início dos anos 80. Uma adolescente descobre que seu pai está traindo sua mãe (Débora Bloch) com uma americana linda e misteriosa que mora na praia, e que o casamento vai mal. O pai é escritor e a mãe está sempre bêbada. O final é uma surpresa.

Nenhum comentário: