sábado, 17 de novembro de 2007

Surto Machadiano


Meu filho estava lendo Helena. "Ó que bom meu filho! Lendo Machado de Assis..." Ele respondeu que era "a pulso", a professora mandou. Ah, mesmo a pulso é bom demais, porque quando estiver no meio você vai estar roendo todas as unhas para descobrir o mistério que envolve Helena. Em que página você está? Vamos ver quem termina primeiro? Mas a senhora disse que já leu... Já li, mas me deu vontade de ler de novo..tem umas coisas...que eu não me lembro. Muito bom. Fantástico. Eu não disse? Ele ADOROU o livro!

E eu surtei: me internei no sanatório junto com O Alienista e depois, que maravilha, Onze Contos (adoro contos) de Machado de Assis, seleção de Célia Passoni para a Coleção Núcleo de Literatura, 1994.
Os contos são um caso à parte. Machado é considerado pioneiro neste gênero, foi ele que o introduziu de maneira sistemática na literatura brasileira.
O conto é um relato conciso, cuja precisão está assentada na sutileza de idéias, na sobriedade do estilo e na exposição resumida, com limites de tempo, espaço e personagens. A condensação da narrativa e a rapidez da ação são elementos primordiais. Pois Machado, também nesse gênero, trabalhou com maestria. Os desse livro são da fase realista. Que prazer saborear quando Machado elabora sua análise psicológica dos personagens! A análise da insatisfação dos homens; buscam aquilo que não podem alcançar. Valores profundos colhidos do interior da alma. E suas considerações filosófico-metafísicas? A forma como ele utiliza o elemento surpresa e o inesperado, tudo, tudo em Machado de Assis é supremo, sendo altíssimo e apurado o nível estético de sua criação.
Bem, já terminei esse também, vou agora procurar na estante outro Machado de Assis pra reler.

Nenhum comentário: