quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Como obter um sono de beleza: profundo e reparador.


Acredite: sofro dos nervos. Já comentei aqui. É mais forte do que eu.
Daí meu eterno interesse por publicações que ensinem a relaxar. Assino revistas e frequento blogs de yoga e alimentação natural e sou fã incondicional de deliciosos chás. O ritual do chá me acalma. Um bule bonito, uma louça interessante, toalhinhas de renda, geléias naturais, bolachinhas integrais enfim, caixinhas de chás exóticos sem cafeína que vou experimentando para conhecer....
Almejo o equilíbrio zen. Não desistirei.

Ao me deparar com uma matéria sobre a importância do sono de qualidade percebi que já praticava muitas daquelas atitudes e resolvi acrescentar às dicas a minha "modesta" experiência. Respire fundo 10 vezes. Vamos lá.


fonte: revista saúde.
1. Tenha um bom lugar para dormir
básico:
Escuro (eu uso máscaras) e silêncio.
Um quarto agradável e um colchão confortável. Meu travesseiro é importante, escolhido a dedo. Viajo com ele. De avião. Já passei noite em claro em hotel 5 estrelas por conta dos travesseiros.
Você não deve sentir nem frio nem calor.
2. Vá para a cama sempre no mesmo horário
O corpo acaba se condicionando a essa rotina. Uma hora antes de deitar, comece a desacelerar: nada de atividades barulhentas ou excitantes como exercício físico ou a discussão de assuntos nelvrágicos. Pensar em dinheiro, contas a pagar ou dívidas também atrapalham.
3. Ajude o seu corpo a relaxar
Massagens, banhos de imersão ou uma ducha quente são sedativos naturais e driblam a ansiedade. Gosto de cheiro de lavanda johnson nos travesseiros e lençóis, incensos suaves (vide post Aromaterapia) e cds relaxantes como canto gregoriano ou Sade.
4. Manere nas substâncias estimulantes
Depois das 13 horas, evite estimulantes como guaraná em pó e chocolate e bebidas à base de cafeína, como café e chá preto. Cinco xícaras diárias de café são suficientes para afetar ou impedir o sono.
5. Evite tomar bebidas alcoólicas
O momento ideal para um drinque é o da happy hour, no período que vai das 17 às 20 horas, pois os efeitos do álcool no corpo duram três horas.Atenção, pois a bebida provoca relaxamento imediato, mas leva a pessoa a "acender" e sentir dificuldades para tornar a adormecer. Ao contrário do que muita gente pensa, o álcool torna o sono superficial.
6. Aposte nos carboidratos
No jantar, é melhor consumir pequenas porções de carboidratos, que são excelentes soníferos, do que proteínas, que têm efeito estimulante.
7. Bebidas quentes ajudam a relaxar
Tomar um copo de leite quente funciona, sim, porém mais pela temperatura do que pelo alimento em si. Então que tal investir em um chá de camomila ou erva cidreira? O meu preferido é maçã com canela. Veja porque:
8. A maçã noturna
Comer uma maçã à noite é uma boa, porque a casca é relaxante. O efeito aumenta se ela for cozida e servida quente. Também vale o chá feito com a casca seca.
9. Faça um escalda-pés
O tradicional escalda-pés tem o aval da medicina chinesa - o ritual relaxa o corpo todo, porque os terminais energéticos dos pontos da acupuntura concentram-se nos pés, desde a planta até a altura dos tornozelos.Mergulhe-os na água quente por dez minutos até a pele ficar vermelha. Depois, seque-os e calce meias para mantê-los aquecidos.

Ao aquecer a água na chaleira coloque cravo canela, ou chá de camomila. A idéia é durante o escalda-pés usufruir de aromas agradáveis que remetem à boas lembranças e por isso são relaxantes .Você pode colocar na bacia bolinhas de gude ou pedrinhas para massagear, além de umas gotinhas de óleo de banho ou até mesmo azeite para hidratar e perfumar os pés.
10. Tome um chá de ervas
Um chazinho quente antes de ir para a cama é reconfortante.Prefira as ervas frescas sedativas, como a erva-cidreira.A camomila tem efeito mais brando, por isso é indicada a bebês. A valeriana é muito forte - não abuse ou poderá perder a hora no dia seguinte. Chá de flor seca de maracujá também é calmante.Cuidado com as misturas aromáticas que contenham chá preto: como é excitante, deve ser tomado quando você quer espantar a sonolência, nunca antes de dormir.

Nenhum comentário: