sábado, 24 de maio de 2008

EFEITO SANFONA


Meu pai tem e meu avô paterno tinha o biotipo do longevo: magro, baixa estatura, pressão baixa. Um dia, perguntei ao meu pai qual o segredo da sua beleza, hoje aos muito lúcidos 82 anos. Ele, disciplina em pessoa que caminha 4 km todos os dias há pelo menos 30 anos, me respondeu: "Sempre saio da mesa com fome. O estômago demora 20 minutos para enviar a sensação de saciedade para o cérebro". E ainda completou: " Eu como para viver, não vivo para comer."
Ele é praticante da dieta mediterrânea e de tudo o mais que seja bom para a saúde.

A sanfona de Luís Gonzaga sou eu.

Tenho em meu guarda-roupa manequins para 4 tipos de peso. Ora estou magérrima, depois magra, logo em seguida gostosa, passando imediatamente para gordinha.


Nesse último estágio, PAROU TUDO, começo regime e isso é assim desde os meus acho que 27 anos talves. Apesar de que - paranóia total - desde os 15 "me achava gorda" (48 kg!) e passava um dia só com líquidos - mas a preocupação mesmo grassou 10 anos após.


Foi então que, grávida do Edgard, Raul meu pai, preocupado, enviou-me via sedex o livro AUTO PERFEIÇÃO COM HATHA IOGA, do professor Hermógenes. A ioga é tudo de bom na vida de uma pessoa. Da minha pessoa. Logo em seguida ele me enviou (acho que ele estava mesmo preocupado) IOGA PARA NERVOSOS do mesmo autor. Estes livros, que li várias vezes durante os últimos 15 anos, são fabulosos, pois não contém apenas âsanas e sim toda uma filosofia de vida, alimentação, respiração, mudança de hábitos, meditação etc...
Ainda não sou assídua praticante de ioga mas esse ainda é um grande objetivo a ser atingido assim que possível.
Quanto ao peso acho que finalmente estou conseguindo uma estabilidade normal.
Com o passar dos anos, as dietas mais loucas, inibidores de apetite e uma lipoaspiração aos 40 aprendi que:
- Dieta não dura um mês; dura um ano. O corpo tem memória e você tem que manter o peso ideal por um ano para que o corpo entenda que você mudou.
- Cortar carboidratos à noite comendo-os no café da manhã é o pulo do gato.
Troquei o açúcar e os bombons por frutas secas e os salgadinhos por nozes e castanhas. Hoje não gasto mais minhas refeições com brebote. Faço um delicioso uso de alimentos orgânicos, integrais e com fibras, azeite de oliva sem fritar e tempero tudo com limão. Soja é o pau que rola aqui em casa, já que tenho uma filha vegetariana. Hamburguer de soja, almôndegas de soja, bolonhesa de soja, empadão, panquecas recheadas e por aí vai.
Saúde é o que interessa. E você realmente é e será o reflexo daquilo que come.
O corpo agradece. E a mente também. Namastê.

Nenhum comentário: