sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Wim Wenders: "Às vezes é preciso viajar para longe para redescobrir e aceitar o que está perto".


Os filmes do cineasta alemão Wim Wenders nos convidam a conhecer a nós mesmos e o chão em que pisamos....sem pressa alguma.
*
"Os lugares tem histórias próprias para contar. E Têm memória."
*
"Há dois tipos de cinema. O maior, poderoso, distribuído quase que simultaneamente no mundo todo. Esse cinema sem fronteiras não considera as experiências da vida. Ele é feito, basicamente, da experiência de outros filmes. Acredito no outro, diferente, pequeno, feito em todos os lugares e que precisa ser preservado. Prefiro assistir Central do Brasil vinte vezes do que ver uma segunda sessão de Superman, Matrix ou Harry Potter. Eles podem divertir mas não conseguem alimentar nossos espíritos. Podemos nos acostumar com fast food mas precisamos de comida saudável."
*
*
"As imagens são as armas mais poderosas do século 21. Na medida em que avançamos para um futuro global precisamos valorizar nossas fronteiras, preservando nossa identidade. A TV é a voz do consumismo. Só o cinema específico pode comunicar algo diferente. Só o cinema permite essa voz misteriosa que fala com o público numa relação mágica."
*
"Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe (do genial Glauber Rocha) colocaram o Brasil definitivamente no meu mapa."

Nenhum comentário: