sábado, 19 de janeiro de 2013

Luiz Felipe Pondé -

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé (Recife, 1959) é um filósofo e ensaísta conservador brasileiro de origem judaica, tem uma linha de pensamento marcada pelo pessimismo e pelo conservadorismo. Fez seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Paris VIII. Participou de pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Bem, feitas as apresentações, ontem assisti no canal futura à entrevista de Bia Correa do Lago com Pondé.
Uma delícia. Adoro Pondé, grande filósofo pernambucano da contemporaneidade.

Ele fala de sua vida desde a infância, sua origem judaica, em um colégio jesuíta em Salvador e sua fase agostiniana, até a faculdade de medicina e sua fase freudiana. Até chegar em Pascal que também era agostiniano.
Fala do seu ceticismo, e que o caminho natural do cético é ser conservador e que o ceticismo não é em relação à religião, tem a ver sim com a razão.
Que sempre prestou atenção no trágico pois seu trajeto foi e é trágico. Todos nós vivemos uma luta interna com o pecado, perdidos dentro de nós, andando em círculos.
No curso de Medicina ele já era um trágico, mas sem repertório(rsrs).
No dia em que chega à França para seu doutorado ocorre a morte de seu orientador e ele se vê orfão. (o trágico em sua vida novamente). Passa a estudar desde os céticos gregos, mais do cristianismo agostiniano até Nietzsche. Mas sua maior influência é mesmo Pascal. (Blaise Pascal).
Hoje é colunista da Folha de São Paulo e tem vários livros de sucesso publicados, entre eles : O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana (2001) e Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana (2004), Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski (2003), Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Telogia e Literatura (2009) e Contra um mundo melhor: Ensaios do Afeto (2010), O Catolicismo Hoje (2011), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012). Todos imperdíveis!!!!
É professor de Teologia Histórica na PUC.
Ainda se considera um ateu mas hoje com algumas vibrações.....

Nenhum comentário: