segunda-feira, 25 de abril de 2011

Domenico De Masi


Domenico De Masi , filosofo italiano nos ensina em seu livro Ócio Criativo:

Se os nosso bisavós padeciam do tédio dos dias sempre iguais , nós padecemos de vertigem por instantes sempre diversos, acelerados e excessivos, nos quais se orientam somente aqueles que, dotados de sabedoria, sabem viver com estilo, submetendo e sincronizando os ritmos frenéticos do mundo aos próprios biorritmos.

Quem não possui essa sabedoria, quem não sabe usufruir do luxo da pausa, deve entender que a felicidade e a alegria se encontram ao alcance das mãos e só o fato de tentarmos ir buscá-la, e quem quer que a busque já está de alguma forma no caminho dessa sabedoria.

Estamos desabituados de uma tal maneira a fazer as coisas com calma, que assim que dispomos de uma hora livre tratamos de enchê-la de tantos compromissos e tarefas que o tempo acaba sempre faltando!

Tempo e espaço, duas características mais importantes das nossas vidas, reduziram-se de tal forma que, dispor deles, isto é , ter tempo e espaço passou a ser um luxo.

A pressa tecnológica esconde-se em algo mais profundo: o medo da morte. Esse sentimento de achar que, por maior que seja o número de experiências que se consiga acumular, existirão sempre alegrias outras, belas, que não teremos tempo de experimentar ..

Daqui nasce a luta contra o tempo, para tentar roubar-lhe mais chances e ocasiões do que aquelas que o destino gostaria de nos conceder. Daqui brotam as infinitas artimanhas para conseguir economizar tempo, aviões , telefones , escutar rádio enquanto dirige, falar ao celular enquanto dirige, secretaria eletrônica etc. (diminuindo talvez a “qualidade” das experiências em prol da quantidade).

Neste ponto, é o nosso cérebro que corre o risco de entrar em parafuso. Depois de ter desencadeado a corrida contra o tempo, não consegue manter o passo e tenta se “virar em dois".

Enquanto faz uma coisa já está pensando em outra

.”A vida é – dizia Oscar Wilde – o que acontece enquanto estamos pensando em outra coisa “.

Dentro de nós , o impulso à pressa se alterna com o impulso à calma

.Mas o ócio é uma arte que temos que aprender ..

3 comentários:

A disse...

Olá, passei para dar fazer uma visitinha breve em seu blog, a propósito, adorei e passarei a seguí-lo.

Acabo também de criar um, porém, o meu tem um tom muito pessoal, gosto de expor nele alguns sentimentos que não costumo colocar em rodinha de amigos, por exemplo. Caso deseje visitar, espero que goste.

Parabéns pela página!

Angel disse...

Alan, eu Adoro o Dráuzio VArella, acabei de ler dele "Por um fio". Leia. É melhor que Carandiru. Li também As Intermitências da Morte de Saramago. Bom também.

Anônimo disse...

Vous avez de bons points il, c'est pourquoi j'aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre blog.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
meilleur taux ou Rachat De Credit simulation en ligne