domingo, 7 de dezembro de 2008

Cinema é A MAIOR DIVERSÃO - Já dizia Luis Severiano Ribeiro

O Cine-Clube (será que é com hífen?) aqui de casa tá fraquinho, em reforma.
Eu também estou em reforma. Deve ser por isso. Mas rolou e eu adorei as seguintes películas:

MARCOS PALMEIRA está NO SEU MELHOR! Hilário DEMAIS.


O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO
Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. A ação se passa no Rio Grande do Norte então o personagem está interessantíssimo porque existe toda uma pesquisa de vocabulário regional e francamente, ouvir Marcos Palmeira dizendo oxente e vôt entre outras pérolas é hilário!!! Impressionate a entonação que ele coloca já que dá pra sentir a diferença entre o sotaque potiguar e o daqui de pernambuco, por exemplo.
Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Daí em diante o filme fica muito legal. Acontece tipo uma libertação/virada do personagem. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, (araújo ao contrário - eu sou araújo kkkk me identifiquei na hora kkkk) enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas. Ainda viro Ojuara. Música de Gilberto Gil.


Com 20 anos de atraso, e contrariando minha não preferência por filmes de guerra, resolvi assistir Platoon. Muito Bom. Guerra do Vietnã sob a ótica de um recruta que se alistou por puro idealismo. Dá pra ver como gradativamente os recrutas de seu pelotão vão perdendo a inocência durante os combates. E o modo de guerrilha usado com sucesso pelos vietnamitas.

Melhor de todos: CINEMA ASPIRINAS E URUBUS - Genial pernambucano com figurino de Beto Normal. A história é muito boa. Um alemão fugindo da segunda guerra (me identifiquei de cara - meu avô foi um alemão que chegou ao Brasil fugindo dessa guerra!) percorre o sertão vendendo uma grande novidade: ASPIRINAS. Ele chega nos vilarejos miseráveis e exibe um filme promocional. Para os sertanejos boquiabertos com o cinema do alemão.

Melhor de todos II - AMARELO MANGA - Minha paixão pelo cinema pernambucano me torna suspeita - desde Baile Perfumado assisto à todos. Esse é um filme muito forte, tem cenas fortes do cotidiano no lado "B" da cidade do Recife, quem nao tiver estômago melhor não assistir. A fotografia é da melhor, os personagens são todos marcantes. Matheus Nachtergaele se superou na pele de Dunga, cozinheiro homossexual de uma pensão no centro. Jonas Bloch é o enigmático Isaac, morador da pensão que deseja ardentemente a dona do botequim Dira Paes, a Kika. Chico Dias é Wellington, o açougueiro casado por quem Dunga é perdidamente apaixonado. Elenco de primeira Diretor Idem - Claudio Assis é um caruaruense arretado! Preciso assistir o novo dele - Baixio das Bestas. Novo em termos - 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!