domingo, 7 de dezembro de 2008

Essa eterna culpa cristã


Então: fico pensando que herdamos esse sofrimento, essa história de sofrer de qualquer jeito, qualquer que seja o resultado da história entende?
aproveitamos para ser infeliz lamentando ...
PORQUE NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE SER FELIZ E PRONTO? PORQUE TEMOS SEMPRE QUE SOFRER?
QUE CULPA ETERNA É ESSA QUE PARECE UM PIANO NAS MINHAS COSTAS?
Caetano diz: "será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica?" (podres poderes)
Essa culpa eterna talvez seja mesmo fruto dessa podre e ridícula educação cristã que nossos pais nos deram, os meus pelo menos. Todos foram atingidos de uma maneira ou de outra.

Um país praticamente católico. A herança da colonização cristã. Os colégios de freira...as universidades católicas, as PUC's da vida. Em todos os lugares cristo lá sofrendo.

Dentro dessa educação tudo é pecado. Como você pode ser feliz se cristo está lá pregado naquela cruz a sangrar? e a culpa é sua! A CULPA É SUA! CRISTO ESTÁ LÁ PREQUETADO E A CULPA É SUA!! ELE ESTÁ PAGANDO IMAGINE, PAGANDO PELOS SEUS , NOSSOS PECADOS...

Mas eu nem pedi isso! Quero ter o direito de pecar e ser eu mesma a pagar por isso.
Desculpa lá mas, se cristo jesus é o cara, um espírito super elevado que resolveu passar por aqui dar exemplos etc, então refuto a imagem dele pendurado naquele pau a sangrar.

Acho até que ele nem tem nada a ver com essa jogada de marketing dos padres. Ele também nao quer que a gente carregue culpa por nada! Seu desejo deve ser apenas que sigamos seu exemplo sejamos bons e ajudemos as pessoas etc.

Como nos livrar do peso dessa culpa ridícula e SER FELIZ SIMPLESMENTE?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia
São 7 horas da manhã do dia 12 de janeiro de 2009.
Você falou em culpa meu amigo e por mais que não aceitamos, ela existe dentro de nos, eu também não sei por que, mas ela existe e está retirando de mim o meu fluido vital, acordei hoje e por conseqüência do dia de ontem cada vez mais, sinto a certeza de que estou caminhando para um abismo sem volta. Para continuar a viver, eu preciso de respostas lógicas de muita coisa.
Não acedido mais em deus há muito tempo, pelo menos da maneira que os homens acreditam a milhares de anos, acredito em Jesus Cristo, mas não acredito no que se fala dele na bíblia, não acredito na criação de "Deus", seres monstruosos que desde os tempos primários vem enganando o nosso famoso próximo em nome do poder e dinheiro, o homem está fazendo de tudo hoje em dia em nome de Deus. Na televisão se alguém ainda tiver algum discernimento próprio, que não tenha se contaminado pelo lixo que é a nossa mídia, vai perceber o quando somos enganados, posso dar exemplos: Tele sena, raspe aqui, uma afronta a todo ser humano, quando você compra e raspa, vem aquelas frases de esperança, quanto a sua sorte. O homem de hoje em dia engana o seu "próximo" , usando a miséria e o sofrimento do povo falando de esperança, no programa hoje em dia também vemos aquela horrível demonstração de pura imoralidade, com aqueles lances pelo telefones para ganhar prêmios, se perceberam em letra bem pequenininhas, existe na parte inferior as tarifas a ser pagas pela ligação. Eu poderia falar aqui o dia inteiro de tantas coisas imorais e monstruosas que estamos vivendo hoje em dia, mas vou voltar ao seu dilema. Concordo com você, não deveríamos sentir culpa, sentimos, mas não deveríamos sentir, vou mais além , viver sem esperança é difícil, mas também não devíamos ter esperança e fé. Para mim hoje são as três coisas responsáveis pelo sofrimento do homem: CULPA, EPERANÇA E FÉ, palavras poderosas que são extremamente exploradas pela mídia hoje em dia.
De um homem que talvez esteja a beira de uma loucura.

Roberto

voyageurdutemps@msn.com